sábado, 10 de setembro de 2011

Turísmo pela capital paulista

Capital Paulista deve ter ônibus de dois andares, será para linha turística e terá o segundo andar descoberto para visitação a pontos históricos e culturais da cidade.
Mas calma, não vai ser mais do estilo do Fofão do Jânio Quadros, que começou a circular no final de 1987.
Encarroçado pela Thamco, empresa que não mais existe, e com chassi K 112 CL onde estava embarcado um motor de 203 cavalos de potência, o Thamco ODA (Ônibus de Dois Andares) tinha 4,26 metros de altura e acabou não dando certo pelo seu tamanho. A cidade não estava preparada para receber um ônibus tão grande que costumeiramente arrancava fios de postes e grandes galhos de árvores em serviços urbanos convencionais.
O que São Paulo quer implantar agora são ônibus de dois andares turísticos com a parte de cima aberta, para visitação aos principais pontos culturais e históricos. Os veículos são semelhantes aos que circulam, por exemplo, em Curitiba, no Paraná, que fazem a Linha Turismo.
As regras para a iniciativa privada foram publicadas na quarta-feira, para ver se há interessados em possuir e operar os ônibus, e o edital de licitação deve sair em pouco mais de um mês.
Entre os pontos que devem ser contemplados pelo ônibus turístico estão: Estação da Luz, Mercadão Municipal, República, Pacaembu Avenida Paulista, Ibirapuera, Liberdade, Pátio do Colégio e Teatro Municipal que serão as paradas do ônibus.
O city tour deve ser percorrido em cerca de 3 horas e meia e a previsão é de que o ônibus tenha 08 partidas diárias entre 09 da manhã e 04 da tarde, com intervalos de hora em hora.
A estimativa é que a passagem custe R$ 40 e possa valer para o dia todo. Assim, com um bilhete, o passageiro pode descer em um ponto, apreciar, tirar fotos, conhecer um pouco mais e embarcar no próximo ônibus turístico quantas vezes quiser.
A capacidade do ônibus é de 62 lugares. São 16 assentos no piso inferior e 46 no segundo andar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário