Neste domingo foi publicada na Folha de São Paulo uma reportagem sobre uma boa prática de turismo, uma reportagem de VANESSA CORREA
Roteiro começa na quarta-feira e deve durar 15 dias, entre Peruíbe e Ubatuba, em um trajeto de 360 quilômetros
Batizada de 'Passos dos Jesuítas', rota integra programa do governo do Estado que prevê caminhos temáticos
Na próxima quarta, quase uma centena de peregrinos se encontrarão em Peruíbe, no litoral sul de São Paulo, para percorrer 360 km a pé.
De cajado na mão e mochila nas costas, eles seguirão por cerca de 15 dias um caminho comum, cujo destino é Ubatuba, no litoral norte. Serão os primeiros a percorrer um roteiro oficial da Secretaria de Turismo do Estado, que tem como tema a trajetória dos jesuítas. O percurso "Passos dos Jesuítas - Anchieta" faz parte de uma programa com quatro rotas com temática jesuíta e quatro bandeirantes.
A psicóloga Rosilene Scalabrin, 47, será uma das primeiras. Vai "pensar na vida". Levará apenas duas mudas de roupa e agasalho. "A gente sai da vida confortável e percebe que precisa de poucas coisas. O objetivo é se desprender", diz. Ela fez duas vezes o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha e soube do novo percurso por redes sociais. No Brasil, um dos mais conhecidos é o Caminho do Sol, de Santana do Parnaíba até Águas de São Pedro. A rota serve como preparação para o caminho de Compostela. O secretário de Turismo, Márcio França, diz esperar que o caminho atraia 10 mil pessoas ao ano.
Para ele, a rota é um modo de dar visibilidade a cidades pequenas que, de outra forma, não promoveriam atrativos naturais e históricos.
Quem for percorrer o caminho pode se cadastrar no site http://www.caminhasaopaulo.com.br/, que será lançado até quarta-feira. Na cidade em que iniciar o percurso, poderá retirar um cartão que registrará sua passagem em portais eletrônicos do trajeto. O cartão dá direito a descontos em hotéis e restaurantes
Nenhum comentário:
Postar um comentário